O QUE É OUTSOURCING E QUAL SUA DIFERENÇA PARA A TERCEIRIZAÇÃO?
Um tema pouco abordado e que muitos não fazem ideia do que se trata e outros não conseguem distinguir a diferença entre outsourcing e terceirização.
De qualquer forma, um ponto interessante é que o outsourcing e a terceirização são amplamente utilizados no Brasil.
No geral, o outsourcing vem recebendo investimentos das empresas em conjunto com a terceirização, reduzindo os custos e melhorando a qualidade.
Ainda assim, muitos confundem o que é outsourcing e o que é terceirização, apesar de andarem juntos, esses dois termos são diferentes e não podem ser vistos como a mesma coisa.
Pensando nisso e visando esclarecer, elaboramos esse artigo onde vamos explicar cada um desses conceitos e mostrar alguns exemplos.
A DIFERENÇA ENTRE OUTSOURCING E TERCEIRIZAÇÃO
Inicialmente, é preciso analisar o que esses dois institutos têm em comum e que acaba causando a dúvida de muitos. Essa similaridade se deve ao fato de tanto o outsourcing como a terceirização serem práticas que buscam a utilização de recursos externos à empresa. Em outras palavras, a empresa utiliza a mão de obra e conhecimento de pessoas que não fazem parte do seu quadro de funcionários efetivo.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE OUTSOURCING E TERCEIRIZAÇÃO?
Indo de maneira direta, o outsourcing é a contratação de uma empresa que oferece uma equipe de profissionais qualificados e que prestaram um suporte estratégico para a contratante. Ou seja, o outsourcing irá atuar de formal mais estrutural, com a aplicação de conhecimentos aprofundados sobre área contratada.
Por outro lado, a terceirização é pôr a mão na massa, ela também tem a ver com a utilização de uma empresa de fora e que vai fornecer profissionais para executar algumas atividades. Entretanto, essas atividades costumam não ter interferência a nível estratégico na empresa.
Geralmente, a terceirização é identificada por serviços como segurança, limpeza, jardinagem, coleta de lixo etc. Com o objetivo de reduzir custos, principalmente em relação a direitos trabalhistas, previdenciários e outros.
De modo que você possa compreender melhor esses dois institutos, vamos explicá-las em detalhes separadamente a seguir.
O QUE É OUTSOURCING?
Conforme já pode ser observado, o outsourcing é como uma estratégia em que uma empresa especializada de fora do negócio passa a ser responsável por uma área específica de outra empresa de forma consultiva.
Portanto, o outsourcing é quando uma empresa oferece seu know-how para outra empresa, com apoio estratégico em suas decisões.
Um exemplo de outsourcing é o setor jurídico de uma empresa, onde diante de cenários inesperados do âmbito jurídico, a empresa necessita buscar por um escritório especializado naquele tema para auxiliar nas estratégias e tomadas de decisões.
O QUE É TERCEIRIZAÇÃO?
A terceirização podemos definir como a contratação de uma empresa que vai prestar serviços ligados ao funcionamento da empresa.
Como bem falamos, a terceirização é pôr a mão na massa, executar a tarefa de fato. Seu principal objetivo é minimizar os custos da empresa.
Muito utilizada em atividades de apoio e que não afetam diretamente a qualidade dos produtos ou serviços da empresa.
Um exemplo de terceirização é a contratação de empresas para serviços de jardinagem, segurança, limpeza e manutenção. Sendo possível também, a terceirização de serviços jurídicos. Nesse caso, o escritório contratado não irá atuar apenas de forma consultiva, mas também, no âmbito contencioso, diretamente na defesa dos interesses da empresa em seus processos judiciais.
Ficou clara qual a diferença entre outsourcing e terceirização?
É importante antes de contratar serviços externos em qualquer uma dessas modalidades, avaliar o histórico da contratada.
Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, estaremos à disposição para orientá-lo