Para os trabalhadores em teletrabalho, existe a dispensa para assistir aos jogos da copa? Como fazer?
Restando praticamente um mês para o início da Copa de 2022. Os jogos da fase de grupos da seleção do Brasil são todos em dias úteis.
Esse evento futebolístico tão aguardado, costuma movimentar bastante nosso país, afinal, é uma das paixões nacionais. Devido a isso, busca sempre acompanhar as partidas.
Diante disso, muitos começam a se questionar:
A Empresa deve me liberar para assistir aos jogos? Tenho direito a alguma folga? O expediente é facultativo?
As respostas dessas e outras perguntas, principalmente relacionadas ao home office você acompanhará a seguir em nosso artigo!
O QUE É PRECISO SABER SOBRE A DISPENSA PARA JOGOS DO BRASIL?
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), as empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários nos dias dos jogos da seleção na Copa. Nesses dias, a jornada de trabalho é considerada normal, como qualquer outro dia.
Portanto, a dispensa do trabalho, total ou parcial ou a implementação do home office para os dias de jogos do Brasil, fica por decisão de cada empresa, que possui total autonomia para decidir se vai liberar ou não seus funcionários para acompanhar os jogos.
O QUE AS EMPRESAS PODEM OFERECER?
Por ser uma decisão exclusiva da empresa, algumas acabam realizando acordos coletivos com seus funcionários, buscando encontrar uma forma de compensar as horas destinadas à exibição dos jogos da Copa.
Sendo assim, podemos encontrar acordos da seguinte maneira:
Aplicação do teletrabalho em dias de jogos
Atualmente, o Home Office passou a ser muito utilizado pelas empresas, sendo uma opção viável para alguns durante os jogos do Brasil.
É uma alternativa interessante para as áreas em que pode ser aplicado, até porque, seus colaboradores poderão assistir aos jogos do Brasil dentro suas casas e não acumularão serviços para que sejam compensados em outros dias ou meses.
Por que sua empresa pode adotar essa modalidade de trabalho?
O home office pode ser realizado em qualquer espaço alternativo ao escritório da empresa, como cafeterias, hotéis, aeroportos e locais de coworking.
Mas, com tantos desafios para superar com após a redução da pandemia do COVID-19, por que tantas empresas estão buscando como implantar home office durantes os jogos da Copa?
Bom, antes mesmo disso, o home office tem conquistado cada vez mais os profissionais pela flexibilidade, economia com instalações e praticidade que oferece.
Como implantar home office na empresa?
Para este período de jogos da Copa de 2022, algumas ideias de como implantar home office na empresa de uma forma eficiente e muito atrativa para todos são as seguintes:
Avalia as áreas que podem ser implementadas temporariamente o home office
Antes de pôr em prática o home office, é preciso determinar quais são os departamentos e tipos de tarefas que podem ser realizadas fora do espaço da empresa, ou seja, aquelas que não precisam de interação presencial.
Superada essa etapa, determine quem são os indivíduos com os requisitos para adotar essa modalidade de trabalho.
A preocupação mais comum é a baixa na produtividade, porém, lembre-se que os profissionais produtivos podem ser ainda mais produtivos no home office. Por outro lado, aqueles que possuem dificuldade em cumprir prazos, horários e completar tarefas, podem ter esse comportamento mais acentuado.
Utilize tecnologias para medir a produtividade
Para manter uma certa qualidade na produtividade desses funcionários, e quem sabe até tornar essa modalidade permanente para alguns, talvez seja preciso buscar por uma estrutura correta para que todos consigam tirar o melhor deste modelo de trabalho.
Um exemplo são formas de acompanhar o desempenho dos profissionais no home office, medindo sua produtividade com datas e tarefas a serem entregues.
Ou seja, o ideal é controlar essa produtividade pela quantidade de tarefas entregues na data prometida e não por meio do controle de horário diário de cada funcionário em home office, resultando em uma produtividade associada à entrega de resultados.
Para isso, é possível buscar softwares de acompanhamento e supervisão de tarefas.
A utilização de plataformas para comunicação interna
Conseguir manter uma comunicação em tempo real e garantir que o colaborador não se sinta, em momento algum, abandonado ou desmotivado tem sido primordial para a implementação do home office.
A comunicação deve ser uma das prioridades nessa modalidade de trabalho, sendo as reuniões online essenciais para manter o alinhamento dos objetivos a serem batidos nesse período.
Posso conceder dispensa apenas para alguns funcionários?
Não! Essa decisão pode ser vista como discriminatória com alguns funcionários e privilégio para outros que trabalham no mesmo departamento e realizam a mesma função. Se não for possível estender a folga para todos ao mesmo tempo, o recomendado é combinar uma escala.
Isso não quer dizer que a empresa está vedada a diferenciar os setores, é possível conceder liberações diferentes para cada setor.
O acordo pode ser firmado diretamente com os funcionários?
Sim! Diferentemente de outras épocas, após a reforma Trabalhista, agora é possível realizar esse acordo de forma direta.
Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo