30/11/2022

Vai contratar serviços terceirizados para condomínios? Conheça as melhores práticas e cuidados na contratação

A terceirização de serviços para condomínio promove diversas facilidades no cotidiano do síndico, porém, é preciso ficar atento aos riscos e a qualidade dos serviços.

A pergunta diante desse cenário geralmente surge sobre se é melhor contratar funcionários registrados ou terceirizar?

É inegável que a terceirização tem sido uma alternativa encontrada pelos condomínios para otimizar diversos serviços. Ainda que seja bem positivo para muitos, esse é um processo que requer atenção ao escolher empresas terceirizadas.

Desse modo, para aqueles que estão buscando mudanças nos serviços de seus condomínios e analisando alternativas como a terceirização, elaboramos este artigo com algumas explicações sobre o tema e os cuidados que necessitam de atenção.

Acompanhe a seguir!

 

O que é terceirização?

A terceirização, basicamente, é caracterizada pela execução de serviços por terceiros em determinadas atividades do condomínio, firmando uma relação de parceria entre contratante e contratado. O objetivo é trazer mais especialidade para os serviços, otimizar o processo e reduzir custos.

Aqueles que optam pela terceirização, o condomínio contratante “transfere” a realização de alguns serviços, que até então eram realizados internamente (por funcionários próprios), para empresas especializadas.

Outro ponto é que essa relação não caracteriza vínculo empregatício entre trabalhador terceirizado e o condomínio. Ficando como responsabilidade da empresa terceirizada os direitos trabalhistas.

Serviços como administrativos, de limpeza, segurança, portaria e manutenção são exemplos de atividades mais terceirizadas dentro dos condomínios.

 

Vantagens 

Cada vez mais popular e presente nos condomínios, a escolha pela terceirização oferece diversos benefícios para o rendimento das atividades e economia. Confira algumas vantagens desse modelo de trabalho:

  1. Redução de custos – a terceirização possibilita a redução de custos em atividades que antes eram realizadas pelo próprio condomínio;
  2. Melhora da produtividade – os trabalhadores estão totalmente focados em sua função e, geralmente, possuem maior especialidade no desenvolvimento daquelas atividades;
  3. Aumento de verba para melhorias – ao reduzir os gastos com atividades terceirizadas, o condomínio pode investir em melhorias das áreas comuns e infraestrutura;

 

Como escolher uma empresa terceirizada para seu condomínio?

Ao optar pela contratação de serviços terceirizados, o primeiro passo é realizar uma boa análise da empresa a ser contratada. Abaixo alguns cuidados que o síndico deve tomar ao terceirizar serviços em seu condomínio:

  1. Certifique-se de que a empresa possui saúde financeira;
  2. Realize uma pesquisa de preços para comparativo com o oferecido, desconfie de preços abaixo do mercado;
  3. Verifique se os profissionais e as qualificações atendem às necessidades;
  4. Busque saber se a empresa cumpre os direitos dos empregados, verifique se há muitos passivos trabalhistas;
  5. Se informe com alguns clientes da empresa e faça uma visita para conhecer a metodologia dos serviços.

 

Essas conferências sobre a situação da empresa são fundamentais para manter o condomínio longe de possíveis complicações. Lembrando que o funcionário da empresa terceirizada é subordinado, única e exclusivamente, a empresa. Portanto, se o síndico começar a comandar o funcionário, a terceirização será descaracterizada e o vínculo empregatício poderá ser reconhecido.

Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo


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